Golpe no Whatsapp – McDonald’s

WhatsApp_logo.svg

Hoje no whatsapp recebi um link muito suspeito, mas foi de uma pessoa que eu confio, entrei no link e quando me deparo é um “Vale desconto de R$500,00 no McDonald’s” está bem, eu entrei no site, respondi as perguntas, mas quando chegou na parte de compartilhar desconfiei quando o outro link deu erro, e contava que eu “compartilhei para 2 pessoas”, era para compartilhar para 110 pessoas, e apertar esse botão 110x achei meio estranho e pesquisei para ver se achava algo na internet falando desse suposto “vale desconto” e não achei nada, só achei vários site falando que era golpe. UFA! Por sorte não tive paciência de compartilhar 110x, não cheguei na parte de preencher os dados, e por mais estranho que seja, para enganar mesmo, eles colocaram uns comentários do Facebook com algumas pessoas falando sobre o tal “vale desconto”.

golpe-whatsapp

O golpe é o seguinte, eles te enviam um link (…iflrr.com/mcdonalds..) pelo whatsapp, e você tem que responder um questionário com 4 perguntas com relação você e o McDonald’s e tem que tentar ganhar pois só resta 150 cupons, bem convincente as perguntas, após responder você ganha o cupom, e você tem que compartilhar com pelo menos 10 pessoas no seu whatsapp, apertando um botão de compartilhar e após compartilhar, tem um questionário com os dados do usuário que ai que eles se aproveitam que você achou que ganhou e preenche o formulário com informações pessoais. Que são usadas como base para o roubo de dados.

A ESET alega que os cibercriminosos nesse falso link eles usam uma ferramenta de geolocalização o que permite que usem o seu IP do seu dispositivo móvel para identificar a sua localização. Dessa maneira fica fácil enganar pois eles te convencem de que você vai ganhar um desconto na loja mais próxima de você.

“Nos passos seguintes, fica evidente que não se trata de uma pesquisa de mercado, nem da abertura de uma unidade do restaurante, nem de nada parecido: é uma farsa que busca persuadir as pessoas para que entreguem suas informações e propaguem o golpe para os seus contatos”, de acordo com a Eset. (Laboratório da ESET – fornecedora de soluções de segurança da informação.)

Fiquem atento a qualquer link estranho nos seu app, redes sociais, e-mail, que podem ser cibercriminosos querendo se aproveitar de sua inocência e roubar seu dados pessoais, se achou estranho qualquer link, pesquisa fontes dele na internet é a melhor coisa a se fazer.

4 comentários sobre “Golpe no Whatsapp – McDonald’s

Deixe um comentário